Atividade 1.3


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE TECNOLOGIAS
PROGRAMA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTERGRADO
REDES DE APRENDIZAGEM
Cursita: José Francisco Pereira Soares
Turma: Guilherme - Redes de Aprendizagem
Fórum - Atividade 1.3 - Relação Homem-Técnica
Situação-problema: 02
Atualmente, é muito difícil imaginar o mundo sem a internet. Ainda que sua popularização seja um fenômeno relativamente recente, ela modificou as relações sociais e de aprendizado de forma significativa e duradoura. Nas nossas escolas é fácil notar entre os alunos o uso de celulares, Tablet e outras mídias cada vez mais modernas com diversas funções e com acesso a informações cada vez mais rápidos. Quando o aluno não tem um computador em casa, que são poucos, busca em Lan House e cyber para se conectar neste mundo de informações instantâneas.




Ao fazer uma relação com os trabalhos escolares realizados na época em que estudávamos, nos deparamos com uma realidade totalmente oposta da que vivemos hoje, as opções para a realização dos trabalhos escolares eram reduzidas: Era biblioteca da escola (quando tinha o livro que falava do assunto), a biblioteca Municipal ou alguém que tinha em casa uma Enciclopédia. Vale lembrar que tudo tinha quer ser resumido e  manuscrito com caneta em papel almaço com linhas.  Hoje estamos diante de uma época totalmente diferente, as novas tecnologias de informação, os aparelhos e acessibilidade a internet,  proporciona um acesso  rápido e mais direto, praticamente sem intermediários, a um volume cada vez maior de informações. Isso Facilita os trabalhos dos alunos e dos professores; Além disso, a abundância e a intensidade de produção de novas informações na rede mundial de computadores vêm causando outro tipo de problema: diante de tanto conteúdo, torna-se muito difícil separar o que é mais relevante. E os alunos já não tem a preocupação de selecionar o melhor texto para a sua pesquisa. Cabe ao professor orientar para que o aluno neste mar de informações possa fazer a seleção do que é importante para o conteúdo do trabalho proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário