Atividade 2.1





MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE TECNOLOGIAS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
REDES DE APRENDIZAGEM
 
Cursista: José Francisco Pereira Soares
Atividade 2.1 - Mapeamentos iniciais
Sabe-se que o cotidiano tecnológico é uma necessidade para a presente e para futuras gerações. Há uma necessidade de estarmos aptos a incutir as Novas Tecnologias no nosso dia a dia. Apesar do mercado exigir de nossos alunos que tenham conhecimentos na área da informática, de modo geral, há um preconceito por parte daqueles que nada entendem de informática por não estarem com a mesma bagagem de conhecimento. Por isso sabemos que a tecnologia tem, nos dias atuais, um poder transformador na sociedade, transformação essa que pode ser positiva ou negativa, quando positiva pode atingir números seguidores para uma questão social, assim também pode se transmitir situações incorretas, vulgares e até mesmo criminosas, tem como consequência a mudança no modo de pensar e agir dos nossos alunos.
A tecnologia chegou ao mesmo tempo para pais e filhos, mais para os filhos, mesmo sendo incentivados ao uso consciente das ferramentas tecnológicas, são mais ativos, são os que os partem pra ação sem medo de errar, são curiosos, gostam de produzir, são ousados, além disso, os pais se acomodam, são inseguros e têm vergonha de tentar. Os pais também tem consciência que quando alunos querem não importa a forma de aprender.
A visão do  aluno  em  nossa cultura tem o papel de inovação , de rebeldia , de busca pelo diferente , sem regras rígidas , é aquele que veio para questionar . Isso é bom, pois, estes questionamentos geram a dúvida e uma reflexão sobre o seu trabalho , sua vida ,seus valores , e só depois que ocorre uma mudança
O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Entre luzes e sombras, caminhamos para o futuro com as tecnologias entrando cada vez mais nas diferentes tarefas do cotidiano. É preciso aprimorar as estratégias mais eficazes para que nós,  professores/educadores, e os alunos sejamos ou passemos a ser bons comunicadores, pois vivemos a fase da cybercultura; o grande desafio é fazer com que os alunos a utilizem, explorando as possibilidades para a implementação do seu crescimento pessoal/educacional, pois nem tudo que é veiculado é benéfico, pelo contrário, a maior parte de programas visa atingir a massa, nem sempre se preocupando com a qualidade do que é oferecido. Somos imigrantes conforme Prensky  definiu e nossos alunos são nativos dessa cultura onde o acesso as informações são imediatas e com total maestria .Desde crianças eles têm acesso as tecnologias onde através de experimentos , entre erros e acertos , compõem seu conhecimento , não existe medo em  errar , apenas o desafio de descobrir .Um caminho para isso é a diversão , através de jogos ele adquire esse conhecimento .Outro problema está no vício desse jogo que é um dos argumentos do adulto contra a tecnologia .A questão principal com relação às tecnologias é que a gente não considera o que alguns autores chamam de efeitos colaterais. Nós sempre estamos focados na positividade da tecnologia, nunca na negatividade. Estamos vivendo um momento social em que nossos alunos já estão imersos e rodeados de recursos tecnológicos, isso é incontestável, e que fazem uso dessas ferramentas com muita competência e habilidade. É por esses e outros motivos que pais e professores têm que estarem preparados para saberem lidar, pois os alunos  estão mais receptivos ao uso de tecnologias, pois o bombardeio de informação e comunicação se tornou mais ágil, modificando assim a forma de agir e pensar destes alunos.

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