MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE TECNOLOGIAS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
REDES DE APRENDIZAGEM
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE TECNOLOGIAS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
REDES DE APRENDIZAGEM
Cursista:
José Francisco
Pereira Soares
Atividade 2.1 -
Mapeamentos iniciais
Sabe-se que o cotidiano
tecnológico é uma necessidade para a presente e para futuras gerações. Há uma
necessidade de estarmos aptos a incutir as Novas Tecnologias no nosso dia a dia.
Apesar do mercado exigir de nossos alunos que tenham conhecimentos na área da
informática, de modo geral, há um preconceito por parte daqueles que nada
entendem de informática por não estarem com a mesma bagagem de conhecimento.
Por isso sabemos que a tecnologia tem, nos dias atuais, um poder transformador
na sociedade, transformação essa que pode ser positiva ou negativa, quando
positiva pode atingir números seguidores para uma questão social, assim também
pode se transmitir situações incorretas, vulgares e até mesmo criminosas, tem
como consequência a mudança no modo de pensar e agir dos nossos alunos.
A tecnologia chegou ao mesmo tempo para
pais e filhos, mais para os filhos, mesmo sendo incentivados ao uso consciente
das ferramentas tecnológicas, são mais ativos, são os que os partem pra ação
sem medo de errar, são curiosos, gostam de produzir, são ousados, além disso,
os pais se acomodam, são inseguros e têm vergonha de tentar. Os pais também tem
consciência que quando alunos querem não importa a forma de aprender.
A visão do aluno em nossa cultura tem o papel de inovação , de
rebeldia , de busca pelo diferente , sem regras rígidas , é aquele que veio
para questionar . Isso é bom, pois, estes questionamentos geram a dúvida e uma
reflexão sobre o seu trabalho , sua vida ,seus valores , e só depois que ocorre
uma mudança
O impacto das novas
tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Entre luzes
e sombras, caminhamos para o futuro com as tecnologias entrando cada vez mais
nas diferentes tarefas do cotidiano. É preciso aprimorar as estratégias mais
eficazes para que nós, professores/educadores,
e os alunos sejamos ou passemos a ser bons comunicadores, pois vivemos a fase
da cybercultura; o grande desafio é fazer com que os alunos a utilizem,
explorando as possibilidades para a implementação do seu crescimento
pessoal/educacional, pois nem tudo que é veiculado é benéfico, pelo contrário,
a maior parte de programas visa atingir a massa, nem sempre se preocupando com
a qualidade do que é oferecido. Somos imigrantes conforme Prensky definiu e nossos alunos são nativos dessa
cultura onde o acesso as informações são imediatas e com total maestria .Desde
crianças eles têm acesso as tecnologias onde através de experimentos , entre
erros e acertos , compõem seu conhecimento , não existe medo em errar , apenas o desafio de descobrir .Um
caminho para isso é a diversão , através de jogos ele adquire esse conhecimento
.Outro problema está no vício desse jogo que é um dos argumentos do adulto
contra a tecnologia .A questão principal com relação às tecnologias é que a
gente não considera o que alguns autores chamam de efeitos colaterais. Nós
sempre estamos focados na positividade da tecnologia, nunca na negatividade.
Estamos vivendo um momento social em que nossos alunos já estão imersos e
rodeados de recursos tecnológicos, isso é incontestável, e que fazem uso dessas
ferramentas com muita competência e habilidade. É por esses e outros motivos
que pais e professores têm que estarem preparados para saberem lidar, pois os alunos
estão mais receptivos ao uso de
tecnologias, pois o bombardeio de informação e comunicação se tornou mais ágil,
modificando assim a forma de agir e pensar destes alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário